Relacionamentos, de modo geral, demandam investimento em cuidado, atenção, compartilhamento, ajuste das diferenças e outros fatores importantes para uma boa convivência.
No casamento isto se torna mais necessário tendo em vista a busca por um relacionamento duradouro.
Duas pessoas quando se unem trazem, além do perfil individual, os conceitos formados na família de origem. São diferenças que se manifestam após o casamento que não eram vistas durante o período de conhecimento dos cônjuges.
No casamento temos as fases que são inevitáveis e que precisam de compreensão para ajustar-se a elas e não permitir que sejam obstáculos no relacionamento.
Em um casamento saudável podemos destacar a fase do ajuste como a mais importante para duração do relacionamento. Tendo o casamento começado com a fase do encanto, para chegar na fase da maturidade é preciso, primeiro, passar pela fase do ajuste.
A grande questão é: como trabalhar o ajuste no relacionamento? Sem dúvida alguns detalhes terão que ser observados para atingir que resultado se busca.
O ponto de partida para um acordo é o diálogo. A partir do momento que os cônjuges buscam o acordo no relacionamento conjugal, a identificação das divergências torna-se primordial. Quando uma pessoa, após a identificação das divergências, começa um diálogo, é preciso ter a mente aberta para receber informações discordantes por parte da outra pessoa. Quem não estiver disposto a ouvir não terá recursos para manter o diálogo.
Ouvindo o que a outra pessoa pensa, é possível trabalhar o entendimento na busca da melhor decisão para o casal. Não se trata de ganhar ou perder. Afinal, no casamento ou os dois ganham, ou os dois perdem.
Tendo em mente o objetivo a ser alcançado no casamento, fica mais fácil compreender que o acordo é melhor do que uma boa briga.
Os cônjuges se desentendem quando cada um busca o seu próprio interesse e não está disposto a prescindir dos seus conceitos e vontades. Nunca se esqueça que os conceitos foram formados no ambiente familiar de origem de cada um e, aí, surgem as dificuldades para o ajuste, se os cônjuges forem inflexíveis na maneira de pensar e agir.
Sempre haverá espaço para um acordo quando os cônjuges buscam observar a forma de como estabelecer o diálogo.
Chegando a um acordo, os cônjuges terão conseguido tanto o crescimento individual como o crescimento relacional. Afinal, o objetivo é um casamento de longa duração.