Submitted by Dr. Roberto Silva on Wed, 11/02/2022 - 01:50

Gratidão é algo tão importante e, que muitas vezes, negligenciado. A expressão que se refere a outros como mal-agradecido é muito comum dentro dos relacionamentos. Pessoas mal-agradecidas tendem a ter uma vida amarga, sem expressão, egoísta e muitas vezes infelizes.
Quando buscamos entender o que significa gratidão aprendemos que, além da definição do dicionário, há uma qualidade de vida que só pode ser desenvolvida através da gratidão.
Segundo o dicionário, gratidão é a qualidade de quem é grato, ou, reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe prestou um benefício, um auxílio, um favor etc.
Segundo a Psicologia Positiva, a gratidão é um sentimento que proporciona a pessoa uma consistente felicidade. A gratidão ajuda as pessoas a terem emoções mais positivas; desfrutar de boas experiências; melhorar sua saúde; saber lidar melhor com as adversidades; construir relacionamentos estáveis.
Como sentimento, a gratidão se manifesta em uma emoção que expressa reconhecimento. As pessoas gratas valorizam o que tem, aceitam as experiências pelas quais passam e encaram o mundo de maneira positiva.
Por ser um sentimento que não nascemos com ele, precisamos aprender a desenvolvê-lo, pois o bem-estar promovido pela gratidão é fundamental na saúde física e psicológica de uma pessoa.
Mesmo entre aqueles que lutam com problemas de saúde mental, estudos apontam que a prática da gratidão limita o uso de termos que expressam emoções negativas. Daí a importância de desenvolver gratidão na vida.
Algumas práticas farão com que a gratidão se torne um hábito saudável na vida da pessoa, entre elas:
1. Não viva uma vida egoísta – O egoísmo isola a pessoa dos relacionamentos fazendo com que ela se sinta autossuficiente. O que, na realidade, é um conceito falso. Todos dependem dos outros nas mais diversas formas de necessidade.
2. Aprenda a desenvolver uma mente positiva – Mentes negativas exercem, com frequência, a intolerância, crítica e condenação naquilo em que a pessoa não está em harmonia.
3. Expresse a sua gratidão – Seja com palavras ou atos, expresse sempre gratidão aos seus pais, seus amigos e a todos que o ajudam, mesmo nos mínimos detalhes, das mais diversas formas.
4. Autoaceitação – Quando somos gratos, somos capazes de construir uma imagem positiva de quem somos. Antes de valorizar os outros, é preciso que a pessoa aprenda a valorizar a si mesma, seus próprios esforços, entendendo que foi através dos seus próprios esforços que ela obteve os seus resultados.
5. Crie o hábito da gratidão – Comece o seu dia reconhecendo que é uma nova oportunidade para fazer aquilo que ainda não foi conseguido. Não olhe para o seu dia como um fardo que você terá que carregar, mas como uma nova oportunidade para o seu crescimento e realização.
Concluindo podemos dizer que a gratidão é um sentimento que traz paz e serenidade à vida de quem a percebe. Por isso, não apenas diga “muito obrigado”, mas expresse gratidão pelo que você é e pelos benefícios obtidos através de outros.
Em todo tempo seja grato.