Submitted by Dr. Roberto Silva on Wed, 07/13/2022 - 02:05

Relacionamento abusivo é algo que se repete ao longo da história da humanidade. Infelizmente, mesmo com o avanço do conhecimento sobre relacionamento saudável, tem sido grande o aumento dos casos de abuso. No Brasil, por exemplo, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública houve um acréscimo de 27% no número de casos de violência contra mulheres no período de um ano, entre 2019 e 2020.
Quando refletimos sobre este tipo de relacionamento vamos encontrar pessoas que se tornaram reféns por não saberem como agir diante do abuso que sofrem.
O comportamento abusivo pode ser atribuído ao aspecto emocional, físico e sexual.
Tudo começa com o abuso emocional. Nenhuma pessoa vai se relacionar, a princípio, com alguém que abuse fisicamente. O objetivo do abusador é atrair a outra pessoa, manipulando naquilo que esta pessoa mostra vulnerabilidade.
Algumas características podem ser identificadas no abusador, entre elas: comportamento narcisista, formação equivocada de conceitos, influência obtida na família de origem, insegurança, ciúme, má índole, etc…
Por medo de perder um relacionamento, muitas vezes, a pessoa se sujeita ao abuso com a expectativa de que lá na frente a situação possa mudar. Relacionamentos são importantes na esfera pessoal e social, mas eles não podem ser doentios e perigosos.
Infelizmente a falta de decisão de agir e buscar socorro faz com que o abusador se fortaleça e os níveis de abuso aumentem. O que começou com o abuso emocional como manipulação, gritos, xingamentos, humilhação, privações, anulação do poder de decisão, controle, manipulação financeira etc… entra em um nível mais agressivo como quebrar coisas, jogar algo no chão ou contra a parede ou, até mesmo contra a vítima. A partir daí chegar ao abuso físico pode ser questão de tempo.
Este comportamento precisa ser identificado e trabalhado o quanto antes. E, se não resolvido, precisa ser denunciado aos órgãos competentes de proteção a vítima.
Toda pessoa que sofre ou já sofreu qualquer tipo de abuso precisa de ajuda emocional para se ver livre dos danos emocionais causados pelo abusador.
O perigo na autoestima da pessoa é real e pode influenciar a maneira como esta pessoa estará se vendo e se relacionando a partir do quadro de abuso. Isto porque, em um relacionamento abusivo, a pessoa sofre  uma espécie de lavagem cerebral que faz com que a pessoa se sinta dependente  e incapaz de agir e tomar decisões.
Daí a importância da pessoa dar um tempo no relacionamento para se recompor emocionalmente e não incorrer no erro de entrar em novo relacionamento abusivo.
Esta é uma mudança que, mesmo que não pareça fácil, é plenamente possível e fará toda diferença na vida da pessoa.
Certamente uma ajuda profissional será necessária para orientar os passos a serem dados a partir da identificação e decisão de mudança.
Seja quem você realmente é e não permita a ninguém manipular a sua vida e tratar de forma abusiva.