Submitted by Dr. Roberto Silva on Tue, 04/19/2022 - 23:23

Um dos grandes desafios do indivíduo é o entendimento da sua maneira de pensar e agir. Quando nos deparamos com as questões comportamentais surge, então, a pergunta: Quem eu sou?
É importante compreender que ao longo da vida o indivíduo pode perder a sua capacidade de sonhar, de ser e se comportar realmente como ele é. A sua formação, desde a infância, faz com que ele desenvolva um crescimento sadio ou um atrofiamento da sua forma de ser.
Sabemos que a estrutura emocional do indivíduo, que é composta de temperamento, caráter, personalidade e conceitos, pode ser afetada pela história vivenciada ao longo dos anos.
O primeiro ambiente que trabalha nesta direção é o ambiente familiar. De acordo como uma criança é educada pelos pais ou seus cuidadores, esta criança poderá desenvolver uma segurança suficiente para reger o seu comportamento ou, infelizmente, poderá fazer dela alguém com insegurança.
Muitas vezes, com o objetivo da boa convivência, a pessoa vive de maneira a agradar os outros deixando de lado a sua maneira de ser. Por isso, o autoconhecimento torna-se fundamental nesta descoberta de identidade da pessoa.
Quando a pessoa está segura que a sua história não pode definir quem ela é, a busca pelo conhecimento da sua natureza se torna fundamental para trazer a segurança tão desejada. A partir daí ela entende que a sua maneira de ser é de total responsabilidade sua e não mais resultado da sua história.
O autoconhecimento ocorre como um processo na transformação da vida da pessoa, levando-a a buscar com profundidade o seu verdadeiro “eu”. Neste processo, a pessoa encontra as suas principais características, razão da sua força interna e seus desejos mais profundos.
Quando isto ocorre, fica mais fácil trabalhar os conflitos e resistências internas, bem como eliminar os fantasmas e aquilo que a pessoa reprime possibilitando, assim, maior interação consigo mesmo e uma conexão maior com a sua consciência na busca da sua realização.
Alguns passos são importantes nesta busca do autoconhecimento, entre eles podemos ressaltar a importância de: continuar caminhando; desenvolver o amor próprio; prestar atenção nos próprios pensamentos; desenvolver a autoconfiança; controlar a raiva; ter as expectativas em equilíbrio; usar a determinação; ficar de bem com a vida, entre outros.
No processo para alcançar este resultado a pessoa precisará seguir pelo seguinte caminho:
    • Sair da zona de conforto e questionar as suas atitudes;
    • Exercer a autocrítica para identificar o que precisar mudar;
    • Tomar a decisão do que é necessário fazer;
    • Ter o compromisso consigo mesmo neste processo;
    • Por fim, o alcance do resultado desejado.
Sem dúvidas este caminho é um desafio, mas com certeza trará os resultados tão almejados pela pessoa, pois fará dela alguém com determinação, segurança e realização dos seus propósitos.
Viva esta nova realidade e seja realmente você.

"Eu não posso mudar de onde eu vim, mas posso escolher para aonde eu vou"