Submitted by Dr. Roberto Silva on Tue, 02/22/2022 - 03:56

Tomar uma decisão pode ser algo muito sério na vida de uma pessoa. Quando se trata de pequenas decisões aprendemos a correr os riscos, mas quando se refere as decisões importantes é necessário ter atenção redobrada pois os resultados poderão mudar todo curso da vida.
Na vida pessoal exitem decisões importantes tais como: estudos, profissão, relacionamentos, segurança, finanças, etc… Muitas vezes uma ajuda especializada favorece o individuo para tomar uma decisão com menos riscos, uma vez que as decisões pessoais são as mais importantes. Não se pode culpar outras pessoas pelo resultado das decisões, uma vez que são de caráter pessoal e intransferível. Para tomar uma decisão no campo pessoal não podemos esquecer a importância do autoconhecimento. É preciso uma avaliação pessoal das habilidades e disponibilidade para uma decisão.
No âmbito do casamento tomar uma decisão importante requer, de ambos os cônjuges, uma atenção maior, uma vez que são duas cabeças, e nem sempre com a mesma decisão. Isto faz com que os cônjuges aprendam a importância do diálogo para que as decisões sejam tomadas com consenso.
Entendendo que as decisões importantes, tanto no campo pessoal como no campo conjugal trazem as suas consequências, é preciso seguir algumas orientações para um resultado positivo, uma vez que certas oportunidades não voltam.
Como tomar decisões importantes? Alguns passos são importantes e, entre eles, os seguintes:

  1. Procure identificar as opções – Nem sempre a primeira opção é a melhor. Avalie com cuidado.
  2. Não seja movido pelo impulso – É preciso pensar no objetivo da decisão.
  3. Cuidado com as opiniões – Há uma grande diferença entre opinião e conselho, pois na opinião a pessoa expressa o que gosta e no conselho a pessoa expressa o que deve.
  4. Assuma responsabilidade – Ao assumir responsabilidade a pessoa elimina a culpa e não transfere esta culpa para outras pessoas, caso o resultado não seja satisfatório.
  5. Coloque prazos para as suas decisões – Um dos grandes inimigos da decisão é a procrastinação.
  6. Use a sua experiência – É possível tirar lições de fatos passados.
  7. Avalie o resultado – A falta de projeção pode trazer um resultado diferente do esperado.

Diante da importância das decisões é preciso a determinação para enfrentar as mudanças. Todo objetivo perderá o seu valor se não houver determinação. Isto não indica que não ocorrerão dificuldades e, até mesmo, vontade de desistir, mas o objetivo será sempre o agente motivador para que a pessoa enfrente o processo causado pela decisão.
Decisões importantes trazem crescimento e realização. Tira a pessoa da mesmice e mostra que ela é capaz de pensar, agir e alcançar os seus objetivos. Por isso siga em frente tomando e assumindo as decisões importantes da vida.