Submitted by Dr. Roberto Silva on Fri, 12/02/2022 - 07:30

As más notícias fazem as pessoas se tornarem pessimistas. O desespero é o oposto de esperança. A esperança sabe esperar e suportar dificuldades. O desespero não consegue enfrentar as dificuldades. Muitas pessoas estão sofrendo e, até mesmo, doentes porque se decepcionaram com a vida perdendo sua esperança.
Mas, o que é esperança? Segundo o dicionário, esperança é: expectativa; aguardo; espera. Segundo a psicologia, esperança é: um desejo de que algo específico e concreto aconteça e que, além do caminho para chegar até lá, se tenha motivação para tal.
Paremos diante destas definições e pensemos:

O que nos faz perder a esperança?
A desesperança pode envolver o medo de que as coisas mudem de forma indesejável ou a sensação de que é necessário mudar, mas que pode ser que nada mude. Em suma, a desesperança pode ser compreendida como um sistema de esquemas mentais de expectativas negativas sobre o futuro.
Isto pode acontecer por decepções; medos; insegurança; má autoestima; experiências negativas e outros aspectos na vida do indivíduo.
É possível a pessoa se ver ameaçada por situações imaginárias e a partir de aí ter o seu comportamento alinhado com a desesperança.
Para a pessoa reagir a este comportamento é preciso ter a disposição de sair da sua zona de conforto e enfrentar a realidade, mesmo que tenha que buscar ajuda.

Mas, o que fazer quando você não tem esperança?
    1. Perceber a realidade – Quais são as possibilidades deste quadro, ou seja, qual é a possibilidade de obter o resultado pretendido? Não se pode trabalhar em cima de fantasias, é preciso ser realista.
    2. Identificar os medos – Lembre-se que seus pensamentos podem sabotar o seu comportamento. É preciso identificar se é um medo real ou fictício.
    3. Criar objetivos – Onde quero chegar? Quem não sabe aonde quer chegar, vai chegar em qualquer lugar, e pode ser o que não gostaria.
    4. Ter um plano de ação – O que devo fazer? É inválido que a pessoa espere os resultados sem que tenha um plano de ação. O planejamento é o mapa que conduzirá à conquista.
    5. Fazer o seu melhor – Concentre-se no que está no seu controle. Nem sempre é possível ter o resultado pretendido, mesmo que a pessoa tenha decidido certo. Isto porque imprevistos podem mudar a direção e dificultar obter o resultado. Porém, a pessoa não se sentirá culpada, porque seguiu passo a passo o que deveria ser feito.
    6. Relacione-se com pessoas saudáveis – Você ter contato com histórias onde mesmo diante dos desafios foi possível as pessoas alcançarem seus objetivos é fundamental para isso. Você pode encontrar essas histórias em livros, seriados, filmes, grupos de apoio online, pessoas que fazem parte da sua vida.
    7. Confie em Deus – Lemos em Provérbios 16.1 que “O coração do homem pode fazer os planos, mas a resposta certa dos lábios vem do SENHOR”.

Com certeza, quando você corrige a sua forma de pensar, você muda a sua maneira de agir.